EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CIDADE
DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO
EM RELAÇÃO À HISTÓRIA DO BRASIL
E À HISTÓRIA DO MUNDO:
LINHA DO TEMPO


 


José Luiz Bello
Rio de Janeiro - 2004


 



Sumário

Introdução
Século XVI
Século XVII
Século XVIII
Século XIX
Século XX
Século XXI
Referências
 



 

Introdução

      Trata-se de um trabalho que se propõe a fazer uma relação histórica entre a História da cidade do Rio de Janeiro, a História do Brasil e a História mundial. A base da relação é a linha da vida ou linha do tempo, criado pela educadora italiana Maria Montessori.
      Os fatos históricos levantados neste tipo de trabalho não são aprofundados. O objetivo é somente fazer a relação dos fatos para que se tenha uma noção do que estava acontecendo num momento histórico em relação a outro. Através de hiperlinks alguns fatos ou alguns personagens serão mais trabalhados.
      Este tipo de trabalho pode ser considerado como eternamente inacabado, já que sempre se poderá acrescentar um dado ou uma análise nova.
      Em primeiro lugar a realização de um trabalho como este encontra dificuldades em fazer a seleção de fatos. Depois, as datas nas fontes consultadas nem sempre são coincidentes. Existe obra que, nela mesma, chega a apresentar três datas diferentes para o mesmo fato histórico. Quanto a seleção, procurei relevar os fatos que tenham servido como marcos históricos, sem comparar um fato com outro em grau de importância. Em relação as datas, optamos por considerar as que eram mais citadas pelos autores ou as que pareciam mais lógicas no registro da evolução.
      Talvez a maior dificuldade tenha sido definir se o fato histórico faz parte da História do Rio de Janeiro, do Brasil ou de Portugal. Desde a chegada dos portugueses, em 1500, a História do Brasil confunde-se com a de Portugal, como sede da Colônia. Como capital do Império e da República a História do Rio de Janeiro confunde-se com a História do Brasil. Para definir esta questão preferi abrir mão da razão e deixar que fluísse a sensibilidade. Espero não ter falhado.
Para facilitar a formatação os séculos foram marcados de 00 a 99 (1900 a 1999, por exemplo), mesmo sabendo que o século se dá de 01 a 00 (1901 a 2000, por exemplo).
A coleta de dados baseou-se em análise de conteúdos, mesmo que alguns dados tenham sido tirados da minha própria memória, como “testemunha ocular da história”.



EVOLUÇÃO POLÍTICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Antes de 1565 - Os índios Tamoios habitavam o local onde hoje se assenta a cidade.

De 1565 a 1763 - Rio de Janeiro, simples cidade do litoral sudeste do Brasil.

De 1763 a 1808 - Rio de Janeiro, capital da Colônia e sede do Vice-Reino do Brasil

De 1808 a 1821 - Rio de Janeiro, capital da Colônia e sede do Governo Português.

De 1822 a 1831 - Rio de Janeiro, capital do Primeiro Reinado.

De 1831 a 1840 - Rio de Janeiro, sede da Regência. Em 1834 surge o Município da Corte ou Neutro.

De 1840 a 1889 - Rio de Janeiro, capital do Segundo Reinado.

De 1889 a 1960 - Rio de Janeiro, capital da República. Em 1891 transformou-se em Distrito Federal.

De 1960 a 1975 - Rio de Janeiro, capital do Estado da Guanabara.

De 1975 em diante - Rio de Janeiro, capital do novo Estado do Rio de Janeiro.


Voltar ao Sumário