CRONOLOGIA DA CIDADE

DO RIO DE JANEIRO
 



SÉCULO XXI

 



Voltar ao Sumário


 

ANO HISTÓRIA
DO
RIO DE JANEIRO
HISTÓRIA
DO
BRASIL
HISTÓRIA
DO
MUNDO
2000   - Várias comemorações marcam os 500 anos do descobrimento do Brasil.
- É construída uma réplica da nau capitânia de Cabral para zarpar de Salvador em direção ao Rio de Janeiro, no dia da descoberta. Por problemas técnicos a nau volta ao cais rebocada.
- Em função dos problemas com a réplica da caravela de Cabral, alguns humoristas dizem que "se fosse ao contrário o Brasil não teria descoberto Portugal."
- É lançado na cidade de Campinas, São Paulo, o primeiro jornal em Braille do país.
- O piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello vence sua primeira corrida.
- Com apenas 30% de sua capacidade prevista, começa a funcionar a usina nuclear Angra II.
- A juíza Ellen Gracie Northfleet torna-se a primeira mulher a ocupar uma vaga no de ministro no Supremo Tribunal Federal.
- O piloto brasileiro Gil de Ferran é campeão na categoria Fórmula Cart, ex-Fórmula Indy.
- O tenista Gustavo Kuerten, o Guga, vence o Torneio de Roland Garros, na França, pela segunda vez e é o primeiro brasileiro a chegar no topo do ranking mundial do tênis.
- A arqueóloga Niéde Guidon, da Universidade Estadual de Campinas descobre um fóssil humano que pode ser mais antigo que o da Luzia (15 mil anos).
 
2001 - É prefeito da cidade César Epitácio Maia. - O Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à educação - "Bolsa Escola" é criado pela Medida Provisória 2.140, de 13 de fevereiro de 2001, aprovado pelo Congresso Nacional em 27 de março e sancionado pelo presidente da República, através da Lei 10.219, de 11 de abril de 2001.
- O senador Antonio Carlos Magalhães renuncia ao mandato para não ser cassado por ter participado da violação do painel de votação do Senado Federal.
- O tenista Gustavo Kuerten, o Guga, vence o Torneio de Roland Garros, na França, pela terceira vez e o Torneio de Stutgart, na Alemanha, pela segunda vez.
- Inicia-se um novo século (XXI) e um novo milênio (III).
- Inimigos políticos dos Estados Unidos lançam três aviões sobre alvos em território americano: um contra o Pentágono e dois contra as torres do World Trade Center, derrubando-as. O quarto avião que se dirigia à Casa Branca, sede do governo, não conseguiu atingir o alvo.
2002 - A cidade recebe a exposição Egito Faraônico, vinda do Museu do Louvre, na Casa França-Brasil. - É criado o Programa Diversidade na Universidade.
- Forma-se em Petrópolis, em Pedagogia, com habilitação em Magistério, Administração e Supervisão Escolar, pela Universidade Católica de Petrópolis - UCP, a primeira turma de professoras municipais, do Brasil, financiada com recursos do FUNDEF.
- A Seleção brasileira de futebol ganha pela quinta vez o Campeonato Mundial.
- Luiz Inácio Lula da Silva é eleito Presidente da República.
- Os Estados Unidos invadem o Afeganistão com o pretexto de prender Osama Bin Laden, idealizador do ataque às torres gêmeas de Nova York.
- Começam a circular as novas notas e moedas de Euro, em grande parte da Europa.
2003 - O Rio de Janeiro é eleita pela revista americana New Cientist como "a cidade mais cordial do mundo". - É Ministro da Educação do Governo Luiz Inácio Lula da Silva, Cristovam Buarque.
- O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança a Campanha Fome Zero.
- Os Estados Unidos invadem o Iraque com o pretexto de destruir o arsenal de armas de destruição em massa mantido por Saddam Hussein.
2004 - O prefeito César Maia é reeleito para a Prefeitura do Rio de Janeiro. - É Ministro da Educação do Governo Luiz Inácio Lula da Silva, Tarso Genro. - O Congresso americano divulga um relatório dizendo que os inspetores internacionais não encontraram nenhum arsenal de armas de destruição em massa no Iraque.
- Morre num hospital francês o líder palestino Yasser Arafat.
2005   - Grileiros assassinam a missionária americana Dorothy Stang, no município de Anapu, no Pará.
- É assassinado na Reserva Biológica de Tinguá, no município de Nova Iguaçu, o ambientalista Dionísio Julio Ribeiro Filho.
- Pousa em Titã, lua do planeta Saturno a nave Huygens, enviada por um consórcio americano-europeu.


 



 

Anterior
SÉCULO XX
1900-1999
CRONOLOGIA DA CIDADE
DO RIO DE JANEIRO
(Século XX)
Próximo
REFERÊNCIAS