SOBRE PROFESSOR


 

Saiba quais as opções
para a formação de professores

da Folha de S.Paulo(*)

Magistério (ensino médio)

      Como funciona hoje
- o professor que tem essa formação pode dar aulas para classes da educação infantil até a 4ª série do ensino fundamental.

      Como vai ficar - a partir de dezembro de 2007, quem fizer esse curso não poderá mais dar aula, porque não terá um diploma universitário (que passa a ser obrigatório).


Normal superior (magistério)

      Como funciona hoje
- o professor que tem essa formação pode lecionar para classes até a 4ª série do ensino fundamental; no entanto o curso deixou de ser o único do ensino superior a oferecer licenciatura para o magistério, pois a pedagogia também recebeu essa habilitação, por meio de decreto deste ano.

      Como vai ficar - não vai sofrer alterações profundas, somente adaptações; o curso continuará a oferecer a licenciatura para a educação infantil e para as quatro primeiras séries do ensino fundamental.


Pedagogia

      Como funciona hoje
- o pedagogo tem habilitação para o magistério, mas apenas para as turmas que se formarem até 2007; quem se forma nesse curso pode lecionar até a 4ª série do ensino fundamental.

      Como vai ficar - quem prestar o curso a partir de 2005 deverá fazer habilitação em licenciatura; caso contrário, poderá atuar apenas como pedagogo, em áreas como formação de professores e administração, planejamento e orientação educacional; o curso continua oferecendo o bacharelado.


Da 5ª série do ensino fundamental em diante

      Como funciona hoje
- quem quiser dar aulas para turmas a partir da 5ª série do ensino fundamental faz um curso de conhecimento específico (por exemplo, biologia, química, história ou matemática) com habilitação em licenciatura.

      Como vai ficar - não muda; o professor é obrigado a ter diploma universitário de um curso de conhecimento específico para dar aula para ensino superior, médio ou fundamental da 5ª série em diante.
 

(*)
SAIBA quais as opções para a formação de professores. Folha de São Paulo on Line. São Paulo, dez. 2000.
Disponível em: <http://www.uol.com.br/folha/educacao/ult305u1927.shtml>. Acesso em: 12 dez. 2000.